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O que exatamente é uma marca + 5 estratégias incríveis.

Por Nathalie Andujar postado em 17 de junho de 2019 em Sem categoria

O que exatamente é uma marca

Provavelmente quando você era criança passava algumas horas do dia brincando. Algumas brincadeiras, apesar de divertidas, tinham riscos de se machucar.

Em um desses dias talvez você tenha caído ou se ferido de outra forma e hoje possui uma cicatriz que te lembra daquele dia.

Hoje, essa cicatriz é uma ponte para que você lembre do dia, talvez com risadas entre os amigos ou melancolia.

Ou seja, ela não é mais uma cicatriz, ela é uma história, com emoções e significados que fazem parte da sua vida até hoje.

Isso é uma marca: algo com história, que faz lembrar e sentir, que possui seus próprios significados e valores.

Marca não é algo físico apenas. Marca é a forma com que as pessoas lembram da sua empresa, é o valor agregado do seu negócio, é a experiência emocional que todas as pessoas têm – quer você queira, quer não – quando ficam em contato com a sua marca.

No mercado atual, dinâmico e volátil, muito se diz que “só sobreviverá quem deixar sua marca”.

No mundo dos negócios a marca é um dos principais ativos das empresas, mesmo que empresários despreparados não saibam, por que são elas que direcionam a percepção de quem faz os negócios sobreviverem: os clientes!

O principal motivo para investir na marca

É fácil pensar dentro da caixa no mundo corporativo. Dentro da caixa é o feijão com arroz tradicional e que já não traz resultados satisfatórios como em 1970.

Olhar só para o setor financeiro, comercial, contábil e todo o operacional que faz o negócio acontecer é insuficiente em um mundo que exige diferenciação!

O grande problema de um negócio que pensa apenas dentro da caixa é que vai colher resultados dentro da caixa, se tiver sorte e não for engolido pelos concorrentes antes.

Talvez você já saiba, mas dentro desses “resultados dentro da caixa” estão os problemas comuns, como um faturamento insuficiente, clientes infiéis, problemas com colaboradores, baixa recorrência etc.

Investir na marca é o que diferencia a sua empresa das demais. É o que justifica ao seu cliente o motivo pelo qual ele deve investir em você, e não no concorrente!

A psicologia do consumo já comprova: os clientes estão buscando ainda mais o significado das marcas, os seus valores e história antes de decidirem a compra.

Mesmo que o seu negócio seja uma microempresa que atende apenas as pessoas do bairro ou um negócio autônomo, o que definirá a saúde financeira, vida longa e o legado que deixará será a sua mentalidade em relação à construção da marca.

Passos para criar uma marca memorável

Se tudo ocorreu bem até agora, você já entendeu que construir uma marca sólida e estratégica é extremamente importante em uma cultura pós digital, dinâmica e competitiva, né?

Talvez você esteja já pensando em ações em prol da sua marca, sobre a percepção dos seus clientes e como vai fazer para se destacar ainda mais. Isso é ótimo! Parabéns!

Agora que estamos alinhados e você pegou a essência da coisa, vamos falar sobre ações para tornar sua marca memorável.

1. Comunicação interna:

O primeiro cliente que deve comprar é o próprio colaborador. Só saber isso não resolve em nada, é necessário ação! Você deve transmitir aos seus colaboradores e parceiros a cultura do seu negócio. Vá além da tradicional “missão, visão e valores”.

Todos da cadeia devem saber “o porquê” do seu produto ou serviço, então conscientize-os sobre qual a transformação que você cria no mundo através do que faz, e quanto cada pessoa é essencial para que isso seja possível.

Se importe de verdade com as pessoas que fazem o negócio acontecer! Uma empresa é um organismo, e como todo organismo é necessário de todos os sistemas, células e tecidos para executar sua função com excelência.

2. Comunicação externa:

Assim como na interna, o seu cliente deve saber qual a transformação que o seu negócio entrega para ele e para o mundo. Cada vez mais se fala sobre sustentabilidade, solidariedade, meio ambiente e qualidade de vida.

Como a sua empresa ajuda nesse sentido? Por mais que não seja de forma direta, através do produto ou serviço, como a cultura da sua empresa se relaciona com o mundo?

A comunicação é responsabilidade da empresa, portanto cabe a ela tornar claro os seus valores e o porquê de existir em cada contato com o cliente.

3. Redes sociais:

Os usuários buscam as redes sociais por 3 principais motivos: informação, entretenimento e relacionamento. Ou seja, elas não estão ali para comprar.

As redes sociais são ferramentas incríveis para a criação da cultura empresarial percebida pelo cliente e facilitam o processo de compra e contato com a marca. As pessoas compram por lá? Sim, também.

Mas o que quero dizer é que predominantemente a sua mensagem deve gerar valor para o seu público, buscando engajamento.

Muitas empresas confundem rede social com canal de venda direta, comunicando apenas conteúdo com intenção de venda e perdendo a oportunidade de mostrar o valor da sua marca.

4. Conceito omnichannel:

Antigamente, as empresas vendiam por canais isolados. Folder, outdoor, televisão, jornal, etc. Esses canais não possuíam uma interligação inteligente entre si e o momento de compra era muito específico. As empresas dominavam o que os clientes iriam ver e saber.

Hoje o cliente é quem manda! Em meio a um mar de informação ele pesquisa, busca, tira suas dúvidas e compra em momentos diferentes pela internet ou locais físicos.

Estamos na era do multicanal. A sua empresa deve criar uma ótima experiência online e offline, independente de qual seja seu negócio.

Segundo um artigo da BCG, mesmo o online representando 4% das vendas no varejo brasileiro, a internet influencia mais de 50% nas compras efetuadas em lojas físicas.

4. Lute por causas que engajam:

Na mais pura essência, tudo é sobre pessoas! Clientes são pessoas, como todos nós, que desejam, sonham, têm sentimentos que fazem amar ou odiar uma empresa.

Pessoas que amam a natureza não gostam de empresas que ferem a natureza. Pessoas que amam animais, adoram empresas que ajudam animais, e por aí vai.

Pense sobre as causas que o seu público potencialmente é a favor, no que você poderia ajudar? Doações? Incentivar a comunidade para ter alguma ação positiva?

Também pense no que é importante para você, pelo que você gostaria de lutar em prol de um mundo melhor. Quanto mais verdadeiro for, mais resultado irá gerar para a construção da sua marca como empresa.

No fim, você verá que existe muita semelhança entre seus clientes e você, e isso vai te ajudar
ainda mais.

Hora da Ação

Como costumo dizer, essa é a hora do xeque-mate e vou explicar o porquê.

Nesse momento, você já entendeu que a marca é essencial para o sucesso de empresas fora da caixa, e que para
ser essa empresa não precisa necessariamente ser uma empresa de grande porte, pelo contrário, pode ser uma micro ou até um profissional autônomo.

Percebeu que a comunicação com colaboradores e clientes é de sua responsabilidade e deve
transmitir sua cultura e o porquê de existir de forma objetiva.

Já sabe que rede social não é apenas para vender, e sim uma ferramenta ótima para entregar conteúdo que engaje seu público, tire dúvidas, desperte desejo e torne ainda mais claro o valor da sua marca.

Mas, sabe aqueles filmes que começam pela última cena, e depois de todo o filme você
entende o porquê de o final ter sido aquele? Começamos assim essa matéria.

Tudo isso que falei para você até agora, é o final do filme. A partir desse momento é o início do
filme de sucesso do seu negócio, seja ele físico ou online, grande ou pequeno.

Início pelo fato de que você deve começar por aqui, e se já possui uma empresa em andamento deve agir
ainda mais rápido!

O que muitos empresários e empreendedores não sabem – e acabam perdendo muito dinheiro
e se frustrando por isso – é que não adianta absolutamente nada investir na construção de
uma empresa sem ser dono, ou seja, sem registrar a marca do negócio.

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Curabitur ac neque at arcu

By stephen brock posted May 24, 2013 in Business Design
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