Ou sua marca encanta no primeiro segundo, ou já começou perdendo
Por Nathalie Andujar postado em 28 de junho de 2019 em PersuasãoSua marca precisa encantar no primeiro segundo
Você chega na sua cafeteria preferida, com aquela fome característica de final de expediente, o atendente traz dois cardápios diferentes.
No primeiro cardápio, você consegue ler os nomes e ver os preços, mas não consegue imaginar com clareza os salgados e doces – por que não tem fotos.
No segundo cardápio a única diferença é que cada tópico descrito é acompanhado de uma foto real – exalando sabor – do pedido.
Nesse momento, você percebe que talvez a sua fome esteja ainda maior, e que será preciso mais do que “um pãozinho de queijo” para mata-la.
Todos aqueles salgados e doces que você tinha lido no cardápio anterior fizeram sentido e foram percebidos como essenciais agora que você conseguiu vê-los – sobretudo, pela fome.
Isso acontece por um fato anatomicamente explicável: seus olhos possuem 70% dos receptores sensoriais do seu corpo.
Por esse motivo, tudo aquilo que o seu cliente enxerga da sua marca e comunicação visual é relevante para o crescimento do seu negócio.
A importância da comunicação visual para a construção de marcas
Você já sabe que o visual é importante, o que provavelmente você não sabe é o quão importante ele é.
O que enxergamos é o primeiro contato que fazemos com o mundo externo, sendo essencial para a tomada de decisão de compra muito antes de o cliente ter consciência disso.
Para você ter ideia, o ser humano demora menos de 1 segundo para processar a informação visual e lançar um julgamento inconsciente para o consciente.
Ou seja, você, como empreendedor, não tem muito tempo para fazer um “pich visual” super elaborado.
Você tem um segundo para apresentar qualquer material do seu negócio se quiser começar o jogo com um julgamento positivo.
Em sites de saúde online pesquisadores britânicos analisaram como o design influencia na confiança e permanência dos usuários. Os resultados foram impressionantes – e alarmantes.
Um total de 94% da permanência nos sites foi diretamente relacionado ao seu design.
Enquanto os usuários investiam em média um total de 30 segundos para analisar fatores ligados ao visual, como logotipo, imagens, cores, etc. investiam apenas 5,59 segundos diretamente com o conteúdo escrito do site.
Principais cuidados a serem tomados a partir de hoje
1#A poluição visual
É comum nossos clientes chegarem a nós com um logotipo e comunicação visual poluídos, ou um nome empresarial com letras e desing complexos.
O mais importante, neste caso, é tornar a comunicação visual limpa, organizada e o mais intuitiva possível.
2#O excesso de informações
Conseguimos assimilar conscientemente poucas informações ao mesmo tempo. Alguns autores trazem que o cérebro humano é unifocal, conseguindo manter o foco apenas em uma coisa por vez.
A sensação de que conseguimos focar em mais coisas ao mesmo tempo é uma ilusão. Na verdade, a nossa troca de foco entre uma coisa e outra demora em torno de 0,5 segundos.
Isso gera a sensação de que somos multifocais, mesmo não sendo. A janela de tempo de 0,5 segundos é o suficiente para que o inconsciente entre em ação e crie julgamentos emocionais importantes para o processo de decisão.
Por esse motivo, as informações visuais e a disposição delas em seus canais de divulgação devem ser claras e organizadas, facilitando a tomada de decisão dos seus clientes.
3#Cores e contrastes
As cores são importantes ferramentas para induzir percepções emocionais. Cores funcionam como acionadores de julgamento e estados internos.
Você vê uma cor amarela, laranja, vermelha e a sua atenção tende a aumentar. Enquanto a cor branca, azul claro, verde claro, tendem a criar um estado de calma, paz e acolhimento.
Entenda de forma estratégica qual a sensação que a sua marca precisa gerar nos clientes para coloca-los mais próximos do momento de compra.
4#Pontos de contato
Pontos de contato são todos aqueles lugares em que a sua marca é vista pelos seus potenciais clientes. Seja nas redes sociais, mídias impressas, uniformes, etc. a sua marca precisa manter uma comunicação consistente e fiel ao seu design.
A marca perderá força caso apresente um design diferente em cada plataforma ou ponto de contato, seja em cor, estilo ou letras.
Precisa existir congruência em cada mídia e comunicação do seu negócio. Assim, o cliente vai lembrar de quem é aquele material até se não houver nome.
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